Aki passaram...

27/11/09

Novas expectativas para Copenhaga

Obama mobiliza Índia e China para um acordo na Cimeira de Copenhaga


Mas foi o anúncio da China que mais entusiasmou os especialistas porque este país é o maior emissor mundial de gases com efeito de estufa. Foi a primeira vez que a China assumiu publicamente a sua intenção de reduzir as emissões, tendo mesmo apontado um número: 40 a 45% relativamente aos níveis de 2005 da intensidade das emissões de dióxido de carbono por unidade do Produto Interno Bruto. O valor avançado não abrandará o crescimento da sua economia, que se manterá acima dos 8%.

Quanto aos EUA, Obama assumiu o empenho numa diminuição gradual nas emissões de gases em 17% até 2020, subindo para 30% em 2025 e 42% em 2030. A redução norte-americana resultará em 3% face a 1990 mas os analistas consideram que é bastante positiva porque significa uma intenção que até agora os EUA nunca assumiram. Isto permite a assinatura de um acordo em Copenhaga para além das expectativas que se vislumbravam até ao princípio da semana.
DN 27.Nov.2009

24/11/09

Em grupos de dois alunos responda às seguintes questões durante a aula. Consulte os sites referidos na mensagem anterior.

1. Quatro directivas europeias originaram outros tantos DL em que se centra a legislação actual sobre qualidade do ar. Identifique essas directivas e esses DL.

2. Efeitos dos poluentes.
2.1. Indique dois efeitos provocados por PM10 na saúde humana.
2.2. Indique dois efeitos provocados pelo ozono na saúde humana.
2.3. Indique outros dois efeitos no ambiente, provocados por PM10.
2.4. E pelo ozono?


3. Estudos realizados na última década demonstram que as emissões de origem natural têm um contributo não desprezável nos níveis de partículas registados, podendo constituir uma parte significativa dos níveis medidos na Europa, mesmo em áreas urbanas.
3.1. Quais são os principais constituintes das partículas secundárias na atmosfera?
3.2. Indique 3 fontes de partículas primárias.

4. Compare a forma (gama de classificações) de avaliação das PM10 e ozono nos 2 métodos referidos.

5. Indique os conselhos de saúde dados à população quando o IQar é "FRACO".

6. Indique os 5 índices determinados e considerados no método utilizado pela FCT da Universidade Nova de Lisboa.

7. Quantas são as "zonas" do país em que é medida diariamente a qualidade do ar?
7.1. Quantos poluentes diferentes são já medidos em Portugal?
7.2. Quais são?
7.3. Quantos e quais são medidos na Estação de Lisboa-Beato?
7.4. Quantos e quais são medidos na Estação da Chamusca?

8. Pesquise no "histórico" e indique para 3 poluentes, um mês de cada ano de 2006 a 2009 em que tenha ocorrido uma qualquer excedência.

9. Indique 4 factores que interfiram na dispersão de um poluente na atmosfera.

10. Refira a qualidade do ar no distrito de Santarém durante a aula que decorre.

23/11/09

Indice de qualidade do ar

A poluição do ar tem vindo a ser a causa de um conjunto de problemas, nomeadamente:
  1. Degradação da qualidade do ar;
  2. Exposição humana e dos ecossistemas a substâncias tóxicas;
  3. Danos na saúde humana;
  4. Danos nos ecossistemas e património construído;
  5. Acidificação;
  6. Deterioração da camada de ozono estratosférico;
  7. Aquecimento global/alterações climáticas.

O termo qualidade do ar é utilizado, normalmente, para representar o grau de poluição no ar. A poluição do ar é provocada por uma mistura de substâncias, lançadas no ar ou resultantes de reacções químicas, que alteram o que seria a constituição natural da atmosfera. Estas substâncias poluentes podem ter maior ou menor impacte na qualidade do ar, consoante a sua composição química, concentração na massa de ar em causa e condições meteorológicas. Por exemplo, a ventos fortes ou chuvas poderão dispersar os poluentes, mas a presença de luz solar poderá acentuar os seus efeitos negativos.

O índice de qualidade do ar de uma determinada área geográfica resulta da média aritmética calculada para cada um dos poluentes medidos em todas as estações da rede dessa área. Os valores assim determinados são comparados com as gamas de concentrações associadas a uma escala de cores sendo os piores poluentes responsáveis pelo índice.

O índice de qualidade do ar é uma ferramenta que permite:
· uma classificação simples e compreensível do estado da qualidade do ar;
· um fácil acesso do público à informação sobre qualidade do ar, através da consulta directa ou através dos órgãos de Comunicação Social;
· dar resposta às obrigações legais.


A previsão da qualidade do ar pode ser efectuada através de diferentes metodologias destacando-se:
- os modelos estatísticos, que se baseiam na identificação das relações entre as condições meteorológicas e as concentrações de poluentes medidas nas estações de monitorização de qualidade do ar através da análise do histórico de alguns anos. Em Portugal, exemplo em "prevqualar"
- os modelos numéricos, determinísticos, que simulam a dispersão e as transformações químicas dos poluentes na atmosfera, recorrendo a inventários de emissões de poluentes atmosféricos e a informação meteorológica. Actualmente a Universidade de Aveiro aplica um destes modelos.
Nesse caso, para a determinação do índice recorre-se ao valor máximo horário de ozono e ao valor médio diário de concentração de partículas inaláveis, calculados com base nos resultados do sistema numérico para as 24 horas do dia da previsão. É determinado o índice, para cada poluente, de acordo com as classes de classificação previamente definidas. O índice de qualidade do ar representado no mapa da previsão corresponde ao poluente com o pior índice.

A previsão apresenta-se para o ozono troposférico e para as partículas inaláveis, por serem estes os poluentes atmosféricos mais problemáticos, quer pelos níveis, por vezes bastante elevados, registados em Portugal, quer pelos seus possíveis efeitos na saúde humana. O ozono troposférico atinge maiores concentrações durante a Primavera e Verão, enquanto que as partículas podem atingir níveis elevados em qualquer época do ano.

A análise histórica dos índices de qualidade do ar permitiu verificar que as partículas inaláveis com diâmetro aerodinâmico inferior a 10 μm (PM10) e o ozono troposférico (O3) são os poluentes responsáveis pelos valores mais elevados de concentração no ar ambiente. São também estes os poluentes que a nível europeu actualmente acarretam maiores preocupações para a saúde humana. A exposição a estes poluentes pode conduzir a impactes que variam de perturbações ligeiras no sistema respiratório à morte prematura. (Comissão Europeia, 2005)

03/11/09

Agência Portuguesa do Ambiente

Explore o site da Agência Portuguesa do Ambiente e responda às seguintes questões, a entregar por email:

1. Quando foi criada a APA?
1.1. A partir de que entidades?
1.2. Quais os objectivos que se pretendem atingir com essas alterações?
2. A missão da APA é a de propor, desenvolver e acompanhar as políticas de ambiente.
2.1. Indique todos os domínios identificados de intervenção das políticas ambientais.
2.2. Relacione-os com conteúdos já estudados, especialmente em PA e FQ.
3. A APA mantém um centro de referência sobre dados ambientais, designadamente no que respeita ao Ar.
3.1. Que duas funções especiais tem no que respeita à política sobre as alterações climáticas?
3.2. Indique mais três exemplos de competências nacionais da APA em diferentes domínios ambientais.
4. Sobre ruído, encontre uma apresentação da APA sobre o "Novo Quadro Legal do Ruído Ambiente" e indique:
a) O significado das siglas DRA e GIT.
b) Quais as datas finais para cumprir a elaboração dos dois instrumentos de acção no âmbito da DRA.
c) Quais são os aspectos novos introduzidos no RGR, no que se refere ao planeamento municipal?
d) O quadro com valores-limite de exposição a ruído ambiente exterior.
e) Defina "ruído ambiente exterior".
f) Como se deve fiscalizar o ruído nas infra-estruturas de transporte? Nesses casos, em que circunstâncias se devem efectuar medições?
5. Apresente um resumo (15-20 linhas) no que respeita às políticas nacionais sobre:
A - alterações climáticas
B - ar
C - protecção da camada do ozono

Digam lá outra vez...

Aventuras no Lab5

Química e Ambiente

Uma nova forma de ensinar Química e descobrir o Ambiente.
A ciência Química e as Tecnologias do Ambiente.

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