Aki passaram...

23/09/08

Adopção de elemento químico

Cada aluno deve realizar um trabalho sobre o seu elemento químico (pelo menos) na forma escrita (máximo de 10 páginas A4, letra de referência tamanho 12, Times New Roman). Deve ainda organizar informação para, no máximo de 5 minutos, o apresentar à turma.

O trabalho de investigação deve conter:
- história do elemento;
- características do elemento (número atómico, localização na Tabela Periódica, raio atómico, energia de ionização, isótopos, ...)
- propriedades da substância elementar (tipo de ligação química, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, ...)
- máximo de três outras substâncias (ou família de substâncias) em que se encontra e propriedades destas;
- utilização dessas substâncias na indústria e implicações para o ambiente.



A organização do trabalho deve ter ainda conclusão, glossário e fontes de informação (bibliografia/webgrafia).

Data limite de entrega: 17 de Outubro.
Apresentação dos trabalhos à turma: 20 -24 de Outubro.

Sites aconselhados:
---- Nautilus
---- Webelements (Ing)
---- CFQmaterCR (seguir hiperligações)
----- FQ - sapo (com jogos e pesquisa na TP)

BOM TRABALHO!

19/09/08

Curso Profissional

Terminado o CEF em 2007/2008, este blogue vai apoiar, em 2008/2009, os alunos das disciplinas de Física e Química e Projectos em Ambiente do 1º Ano do Curso Profissional Técnico de Gestão do Ambiente.

17/05/08

Maratona de 7

Quase no fim dos 300 tempos (225h) da disciplina de SET - Sistemas e Estações de Tratamento, os grupos do estágio que se avizinha foram postos à prova num teste de avaliação do género "maratona"! Foi uma prova de avaliação com três componentes (individual, grupo de 2 em consulta de documentação e grupo de 2 com net + discussão).



É nesta parte final que vamos solicitar a interacção com outros alunos ou visitantes deste blogue.

Cada um dos 5 grupos foi colocado perante as mesmas 3 situações problemáticas. Num período de 30 minutos foram à procura de entendimento e da solução que poderia contribuir para um bónus na avaliação final. As 15 respostas são os 15 comentários do post anterior.

Ao lado vão ser colocados 3 inquéritos para que se vote na melhor resposta a cada situação colocada. Agradece-se o entusiasmo e colaboração.

15/05/08

Da melhor discussão... nasce a solução

Para completar o teste de avaliação sobre os parâmetros da água, propõe-se que os grupos constituídos cheguem a boas respostas para as questões que aqui se colocam.

Situação 1
A Tatiana resolveu trazer água recolhida pelo desumidificador lá de casa para poder determinar a sua dureza. Ficou admirada quando verificou que após a adição de mais de 50 mL de EDTA (dissódico) o negro de eriocrómio-T ainda não tinha mudado de cor. Afinal parecia que o método escolhido não funcionava. Explique o que sucedeu.

Situação 2
Uma aluna do 8ºAno considera que existem poucas análises feitas à água do concelho.
Indique-lhe a classificação de diversos tipos de águas (4 exemplos de classificação) e apresente alguns dos problemas mais comuns da qualidade das águas do concelho.

Situação 3
A Patrícia analisou uma água de um tanque e o Rui determinou esses mesmos parâmetros para a água de uma fonte.
Quer o teor em cloretos, quer a concentração de oxigénio dissolvido são muito diferentes. A dureza da água era semelhante, mas reduzida.
Encontre explicações para os resultados das análises efectuadas.


Cada grupo deve responder na forma de comentário a esta mensagem.
Cada melhor resposta terá um bónus de 1,0 valores na classificação do teste.

21/04/08

Polímeros

7ki - Classificação de polímeros

7ki - As proteínas são polímeros naturais

7ki - Actividade com polímeros: EPS e látex

7ki - Testes a plásticos

Digam lá outra vez...

Aventuras no Lab5

Química e Ambiente

Uma nova forma de ensinar Química e descobrir o Ambiente.
A ciência Química e as Tecnologias do Ambiente.

Imagens verdes - "cidadeverde.com"