Aki passaram...

29/10/08

Educação Ambiental - Evolução e História - sec XX

A turma, dividida em grupos, vai trabalhar e apresentar os seguintes temas:
1. Carta de Belgrado
2. Relatório Brundtland
3. Cimeira da Terra (e Agenda 21)
4. Cimeira da Terra (e Desenvolvimento sustentável)
5. Conferência de Quioto

Tema suplementar:
Cimeira para o Desenvolvimento Sustentável (sec. XXI)



Os grupos deverão referir:
- o local, a data e duração dos encontros, os organizadores
- a preparação a que estiveram sujeitos
- as medidas e decisões tomadas
- os efeitos/resultados dessas medidas
- o envolvimento de Portugal

Aconselha-se liberdade de pesquisa mas sempre com a cuidada selecção de informação e de linguagem. Use o ECO-FIND.

Os trabalhos de grupo serão apresentados na aula.

Trabalho a desenvolver nas próximas 3 aulas (semana e meia); Seguir-se-á a apresentação.

21/10/08

Química: primeiro teste de avaliação

Estão aqui as indicações das páginas dos manuais que interessam para o 1º módulo de Química.

Manual do 9º Ano
da p. 172 à p. 224
caderno de actividades - p. 77 à p. 90 (até ao exercício 49).


Esses conteúdos repetem-se e aprofundam-se no manual do 10ºAno:

Manual do 10ºAno
da p. 12 à p. 15
p. 32 e p.35 e exercícios 1 e 2 da p. 37
p. 38 à p. 41 e exercício 1 da p. 43
p. 100 à p. 108 (sem configurações electrónicas, mas antes distribuições electrónicas)
exercício 7 da p. 109 (distribuições e não configurações)
p. 110 à p. 114
exercícios 2, 3, 4a)b), 6, 7, 8, 10, 11, 14, 15 e 16 das p. 115 a p. 117
p. 118 à p. 120
p. 194 à p. 200 e p. 203
exercícios 2, 3, 4, 5, 6 das p. 201 e 202
exercícios 3, 4, 5 e 6 da p. 206.

Não esquecer que na reprografia se encontram os objectivos de todo o módulo 1 (e seguintes) assim como a correcção da última ficha formativa.

Vamos lá a resolver já este módulo!!!
E até se podem fazer uns jogos de química e da TP, por aqui ---» FQ-sapo

23/09/08

Adopção de elemento químico

Cada aluno deve realizar um trabalho sobre o seu elemento químico (pelo menos) na forma escrita (máximo de 10 páginas A4, letra de referência tamanho 12, Times New Roman). Deve ainda organizar informação para, no máximo de 5 minutos, o apresentar à turma.

O trabalho de investigação deve conter:
- história do elemento;
- características do elemento (número atómico, localização na Tabela Periódica, raio atómico, energia de ionização, isótopos, ...)
- propriedades da substância elementar (tipo de ligação química, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, ...)
- máximo de três outras substâncias (ou família de substâncias) em que se encontra e propriedades destas;
- utilização dessas substâncias na indústria e implicações para o ambiente.



A organização do trabalho deve ter ainda conclusão, glossário e fontes de informação (bibliografia/webgrafia).

Data limite de entrega: 17 de Outubro.
Apresentação dos trabalhos à turma: 20 -24 de Outubro.

Sites aconselhados:
---- Nautilus
---- Webelements (Ing)
---- CFQmaterCR (seguir hiperligações)
----- FQ - sapo (com jogos e pesquisa na TP)

BOM TRABALHO!

19/09/08

Curso Profissional

Terminado o CEF em 2007/2008, este blogue vai apoiar, em 2008/2009, os alunos das disciplinas de Física e Química e Projectos em Ambiente do 1º Ano do Curso Profissional Técnico de Gestão do Ambiente.

17/05/08

Maratona de 7

Quase no fim dos 300 tempos (225h) da disciplina de SET - Sistemas e Estações de Tratamento, os grupos do estágio que se avizinha foram postos à prova num teste de avaliação do género "maratona"! Foi uma prova de avaliação com três componentes (individual, grupo de 2 em consulta de documentação e grupo de 2 com net + discussão).



É nesta parte final que vamos solicitar a interacção com outros alunos ou visitantes deste blogue.

Cada um dos 5 grupos foi colocado perante as mesmas 3 situações problemáticas. Num período de 30 minutos foram à procura de entendimento e da solução que poderia contribuir para um bónus na avaliação final. As 15 respostas são os 15 comentários do post anterior.

Ao lado vão ser colocados 3 inquéritos para que se vote na melhor resposta a cada situação colocada. Agradece-se o entusiasmo e colaboração.

Digam lá outra vez...

Aventuras no Lab5

Química e Ambiente

Uma nova forma de ensinar Química e descobrir o Ambiente.
A ciência Química e as Tecnologias do Ambiente.

Imagens verdes - "cidadeverde.com"