Aki passaram...

17/11/08

Cimeira da Terra, antes e depois

Desenvolvimento sustentável e Agenda 21. Dois termos muito utilizados a partir da ECO´92 no Rio de Janeiro.

Procure os apontamentos enviados para o seu email, para responder da melhor forma às seguintes questões.

1. Da Conferência de Estocolmo resultaram algumas iniciativas.
Indique as 3 mais importantes.
1.1. O que se decidiu nessa conferência em relação à Educação Ambiental?

2. Relatório de Brundtland.
2.1. Que outro nome tem esse relatório?
2.2. Em que ano foi publicado?
2.3. Quem o elaborou e quem dirigiu o grupo de trabalho?
2.4. Por que motivo foi elaborado?
2.5. Qual foi o conceito novo que trouxe para as questões ambientais?
2.6. Quais eram as metas que o relatório definia a nível internacional?
2.7. Quais são as três vertentes do Desenvolvimento Sustentável?
2.8. Defina Desenvolvimento Sustentável (DS).

3. Passadas duas décadas sobre a aceitação da ideia de DS, a ONU apresentou um relatório sobre a evolução do Ambiente, diz que nestes 20 anos depois do relatório de Brundtland quase não houve avanços e que, no essencial se mantêm os problemas ambientais mais relevantes.
3.1. Como se chama esse novo relatório?
3.2. Indique 3 melhorias detectadas no planeta.
3.3. Indique 3 ameaças que continuam a afectar fortemente a Terra.
3.4. Como se mediu a pressão do Homem sobre o planeta?
3.5. Indique três situações actuais que manifestem a relação entre as questões ambientais e os conflitos em algumas regiões do globo.

4. Cimeira da Terra
4.1. Em que ano se realizou? E em que cidade?
4.2. Indique outras duas designações por que é conhecida.
4.3. Quais foram os 5 instrumentos políticos resultantes dessa Cimeira?
4.3.1. Quais deles são de carácter obrigatório?
4.4. Quantos princípios estão incluídos na Declaração do Rio?
4.4.1. Indique três desses princípios.
4.5. O que é a Agenda 21?
4.5.1. Em que capítulo se insere a Agenda 21 Local?




5. Agenda 21 Local
5.1. Em que cidade decorreu a 1ª Conferência Europeia das Cidades e Vilas Sustentáveis?
5.1.1. Quantos anos após a Eco´92?
5.1.2. O que se assinou nessa conferência? E que campanha foi lançada?
5.2. O que decorreu em Lisboa, em 1996?
5.2.1. O que deu início à 2ªfase da Campanha Europeia das Cidades e Vilas Sustentáveis?
5.2.2. Em que consiste essa 2ªfase?
5.3. O que é a Agenda 21 Local?
5.4. Quais são os 6 passos fundamentais do processo de implementação da Agenda 21?

05/11/08

Entrar neste ambiente



Para cada grupo iniciar a sua ligação ao "Ambientalnet" deve trabalhar duas das seguintes possibilidades:

1. Um dia temático sobre ambiente e apresentá-lo da melhor forma possível no âmbito desse projecto de sensibilização ambiental;

2. Escolher uma notícia sobre questões ambientais, comentá-la e desenvolver o tema em causa;


3. Escolher uma ONGA, apresentá-la (mesmo o contéudo do site) e divulgá-la.

29/10/08

Educação Ambiental - Evolução e História - sec XX

A turma, dividida em grupos, vai trabalhar e apresentar os seguintes temas:
1. Carta de Belgrado
2. Relatório Brundtland
3. Cimeira da Terra (e Agenda 21)
4. Cimeira da Terra (e Desenvolvimento sustentável)
5. Conferência de Quioto

Tema suplementar:
Cimeira para o Desenvolvimento Sustentável (sec. XXI)



Os grupos deverão referir:
- o local, a data e duração dos encontros, os organizadores
- a preparação a que estiveram sujeitos
- as medidas e decisões tomadas
- os efeitos/resultados dessas medidas
- o envolvimento de Portugal

Aconselha-se liberdade de pesquisa mas sempre com a cuidada selecção de informação e de linguagem. Use o ECO-FIND.

Os trabalhos de grupo serão apresentados na aula.

Trabalho a desenvolver nas próximas 3 aulas (semana e meia); Seguir-se-á a apresentação.

21/10/08

Química: primeiro teste de avaliação

Estão aqui as indicações das páginas dos manuais que interessam para o 1º módulo de Química.

Manual do 9º Ano
da p. 172 à p. 224
caderno de actividades - p. 77 à p. 90 (até ao exercício 49).


Esses conteúdos repetem-se e aprofundam-se no manual do 10ºAno:

Manual do 10ºAno
da p. 12 à p. 15
p. 32 e p.35 e exercícios 1 e 2 da p. 37
p. 38 à p. 41 e exercício 1 da p. 43
p. 100 à p. 108 (sem configurações electrónicas, mas antes distribuições electrónicas)
exercício 7 da p. 109 (distribuições e não configurações)
p. 110 à p. 114
exercícios 2, 3, 4a)b), 6, 7, 8, 10, 11, 14, 15 e 16 das p. 115 a p. 117
p. 118 à p. 120
p. 194 à p. 200 e p. 203
exercícios 2, 3, 4, 5, 6 das p. 201 e 202
exercícios 3, 4, 5 e 6 da p. 206.

Não esquecer que na reprografia se encontram os objectivos de todo o módulo 1 (e seguintes) assim como a correcção da última ficha formativa.

Vamos lá a resolver já este módulo!!!
E até se podem fazer uns jogos de química e da TP, por aqui ---» FQ-sapo

23/09/08

Adopção de elemento químico

Cada aluno deve realizar um trabalho sobre o seu elemento químico (pelo menos) na forma escrita (máximo de 10 páginas A4, letra de referência tamanho 12, Times New Roman). Deve ainda organizar informação para, no máximo de 5 minutos, o apresentar à turma.

O trabalho de investigação deve conter:
- história do elemento;
- características do elemento (número atómico, localização na Tabela Periódica, raio atómico, energia de ionização, isótopos, ...)
- propriedades da substância elementar (tipo de ligação química, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, ...)
- máximo de três outras substâncias (ou família de substâncias) em que se encontra e propriedades destas;
- utilização dessas substâncias na indústria e implicações para o ambiente.



A organização do trabalho deve ter ainda conclusão, glossário e fontes de informação (bibliografia/webgrafia).

Data limite de entrega: 17 de Outubro.
Apresentação dos trabalhos à turma: 20 -24 de Outubro.

Sites aconselhados:
---- Nautilus
---- Webelements (Ing)
---- CFQmaterCR (seguir hiperligações)
----- FQ - sapo (com jogos e pesquisa na TP)

BOM TRABALHO!

Digam lá outra vez...

Aventuras no Lab5

Química e Ambiente

Uma nova forma de ensinar Química e descobrir o Ambiente.
A ciência Química e as Tecnologias do Ambiente.

Imagens verdes - "cidadeverde.com"