O índice de permanganato é uma medida convencional da contaminação de uma amostra de água por matérias orgânicas e inorgânicas oxidáveis.
A oxidabilidade pode ser determinada utilizando uma solução‑padrão de permanganato de potássio em meio ácido e após 10 minutos de ebulição.
Difusão do permanganato de potássio na água
Define-se como a concentração mássica de oxigénio equivalente à quantidade de iões permanganato consumidos quando uma amostra de água é tratada pelo permanganato nas condições definidas pelo teste.
Serve para avaliar a qualidade de águas potáveis tratadas ou não tratadas e de águas superficiais. Se estiverem muito contaminadas, as amostras devem ser preparadas por diluição.
Este método deve ser utilizado para efeitos de vigilância de grande número de amostras e com pequena carga poluente (águas para consumo humano).
Mede a oxidabilidade parcial da matéria orgânica e inorgânica.
Não se recomenda a águas residuais pois não serve para determinar a carga orgânica total numa água ou a medida de carência de oxigénio, em virtude de poderem existir substâncias voláteis que se libertam antes da determinação. Para esses efeitos podem-se determinar a carência química de oxigénio, a carência bioquímica de oxigénio ou o carbono orgânico total.
O teor em sulfatos determina a necessidade de efectuar uma pré-oxidação no tratamento das águas superficiais ou subterrâneas destinadas à produção de água para consumo humano.
Pesquise e responda:
1. Refira 3 características da amostra que podem impedir a boa aplicação deste método de determinação da oxidabilidade.
2. Que cuidado especial se deve ter na preparação de amostras com índice de permanganato superior a 10 mg oxigénio / litro?
3. Em que se baseia quimicamente este método?
3.1. Que tipo de reacção química ocorre durante a titulação?
3.2. Identifique os agentes envolvidos nesse tipo de reacção.
4. Que cuidados especiais se devem ter na preparação e conservação das amostras para determinação deste índice?
Sem comentários:
Enviar um comentário