Aki passaram...

22/06/09

À procura da melhor solução

Para completar o teste de avaliação sobre os parâmetros da água, propõe-se que os grupos cheguem a boas respostas para as questões que aqui se colocam.


Situação 1 - A Tatiana resolveu trazer água recolhida pelo desumidificador lá de casa para poder determinar a sua dureza. Ficou admirada quando verificou que após a adição de mais de 50 mL de EDTA (dissódico) o negro de eriocrómio-T ainda não tinha mudado de cor. E acabou por não mudar mesmo de cor. Afinal parecia que o método escolhido não funcionava. Explique o que sucedeu.


Situação 2 - Uma aluna do 8ºAno considera que existem poucas análises feitas à água para consumo humano no concelho e que se determinam poucos parâmetros. Indique quatro parâmetros (que sejam determinados por métodos distintos).


2.1. Refira ainda a dureza aproximada da água de abastecimento público na Chamusca, um valor aproximado da sua condutividade e também do teor em cloretos.




Situação 3 - A Patrícia analisou uma água (parada) de um tanque e o Rui determinou os mesmos parâmetros para a água de uma fonte. Quer o teor em cloretos, quer a concentração de oxigénio dissolvido são muito diferentes. A dureza da água era semelhante, mas reduzida. Encontre explicações para os resultados diferentes das análises efectuadas.




Cada grupo deve responder na forma de comentário a esta mensagem. Cada melhor resposta (no conjunto das 2 turmas) terá um bónus de 0,5 valores na classificação do teste.

10 comentários:

Anónimo disse...

Patrícia e Beatriz
1)O método escolhido não funcionou pois a tatiana não verificou o ph para saber qual o melhor método a usar. A cor não se alterou pois o EDTA junto com o eriocromo não formou iões bivalentes, logo o ph da água utilizada era inferior a 10.
2)Alcalinidade, dureza, condutividade e pH.
2.1)A durez da água da Chamusca situa-se entre 0-75 sendo por isso macia, a sua condutividade é de 192Ms/cmx1.134 a 19.3ºCe o seu teor em cloretos é 26.5mgcL-/l.
3)A diferença é devido a água da fonte estar sempre a correr e a do tanque estar totalmente parada.

Ambientalistas disse...

Andre Ramalho e André Gonçalves

1- O negro de euricrómio não mudou de cor porque a água não continha iões Ca2+, Mg2+, Sr2+, Fe2+ e Mn2+, por isso é uma água macia.

2- Cloreto, Alcalinidade, Dureza e Condutividade.

2.1-Condutividade- 2500 μS/cm 20ºC
Cloretos- 250 mg/L Cl

3- No tanque a água estava parada e nao havia muito movimento.

Anónimo disse...

situação 1- diogo e daniela

o negro de eriocrómio-T ainda não tinha mudado de cor porque a água era macia.

situação 2

dureza, condutividade, alcalinidade e pH.

2.1. condutividade- 175; cloretos- 25; dureza- 25

Anónimo disse...

Situação 1- Andreia e Bernardo

-O método de EDTA não é muito preferivel para determinar a dureza de uma água, o melhor método para determinar é sem dúvida o método de concentrações dos catiões bivalentes. Seja o seu calculo baseado na concentração encontrada para os catiões bivalentes através de uma análise a estes catiões. Este método é preferivel quando está disponivel a informação acerca da concentração destes iões.
Ao utilizar o negro de eriocrómio T possui uma cor azul e quando adicionado a uma água muito dura, com pH aproximado de 10,0, combina-se com iões metálicos, logo não foi o que sucedeu por isso podemos concluir que a água não continha iões metálicos.


Situação 2

-Os 4 parâmetros distintos são: cor, pH, alcalinidade e dureza.

Situação 3

-Porque águas para consumo humano o valor máximo recomendável é de 25 mg/L enquanto que a águas destindas á rega o valor máximo recomendável é de 70mg/L logo haver a diferença na situação exposta. a dureza é semelhante pois a água é vinda de zonas subterrâneas.

Anónimo disse...

Situação 1- A Tatiana usou o EDTA para determinar a dureza da água, pois é a forma com mais sucesso de determinar a dureza, dependendo de usar um indicador presente que mostre quando o EDTA está em excesso. A solução não mudou de cor pois o pH da água do desumidificador é >7.

João Ferreira & Diogo Rocha 10ºB

Anónimo disse...

Situação 2- Os quatro parâmetros são os cloretos, a condutividade, dureza e o pH.

2.1- A dureza é 32 e o teor em cloretos é 26,5 e a condutividade é 2500 μS/cm 20ºC.

João Ferreira & Diogo Rocha 10ºB

Anónimo disse...

João P./David/Mário

1)para a experiência ter corrido mal, tenho duas explicações, que são o facto de ela ter despejado depressa de mais negro de eriocromo e não se ter aprecebido da mudança ou então o indicador estar quimicamente alterado,também à a possibilidade de não haver iões,daí não haver mudança de cor!

2) Parametros Biológicos, Microbiológicos, Orgânicos e Inórgânicos.

2.1)dureza-25 Condutividade-175
Teor de cloretos- 0.8 gr/L

3)Se estas águs vierem de furos Faz sentido a diferença dos cloretos e do oxigenio e a semelhança da dureza mas há um senão- o facto de a dureza ser baixa isso não faz sentido se ela provem do subsolo.
No entanto ela poderia percorrer uma longa distância até chegar á fonte ou ao tanque o que ira diminuir a sua dureza pelo facto de se acumularem, sais ou outros minerais, nas tubagens.

Anónimo disse...

Situação 1- O negro de eriocrómio-T nao mudou de cor porque a água não era dura, pois se a água fosse dura ele combinava-se com os iões metálicos para formar iões complexos fracos com cor de vinho tinto.

Situação 2- Quatros métodos que se podem determinar são: a condtividade, o pH, a alcalinidade e a dureza.

2.1- A dureza é 32 e o teor em cloretos é 26,5 e a condutividade é 2500 μS/cm 20ºC.

Situação 3- Os cloretos e a concentração de oxigénio são diferentes porque a água que vem da fonte é subterrânea e a que está no tanque é superficial.

Trabalho de:
Patrícia Bento
Vera Rodrigues

Anónimo disse...

Grupo:Ana Catarina,Inês e Joana
1. Quando foi adicionado negro de eriocrómio à água e essa não muda de cor é porque esa água não contêm nenhum catião causador da dureza(exemplo:cálcio, magnésio,ferro,etc.), ou seja, a água que a Tatiana decidiu analisar não têm dureza,por isso o negro eriocrómio não muda de cor.
2.a) as entidades gestoras asseguram obrigatoriamente um adequado tratamento da água destinada ao consumo humano;
b) a água destríbuida deve ser submetida por um processo de desinfecção;
c)as entidades gestoras podem ser dispensadas pela autoridade de saúde do comprimento do disposto no número anterior se, através do histórico analítico,demonstrarem não ter incumprimentos aos parâmetros microbiológicos;
d) compete ás entidades gestoras assegurarem a eficácia de desinfecção e garantir sem comprumeter a desinfecção.
2.1. A dureza apróximada da água de abatecimento público na Chamusca é: a unidade de medida:mg/L CaCO3 e o valor paramétrico:>150 e <500.
A condutividade da água de abastecimento ao público na Chamusca é de : 2500 e a sua unidade de medida é:μS/cm 20ºC.
Os cloretos exitentes na água de abastecimento ao público na Chamusca é de : 250mg/L Cl.
3. Os resultados são diferentes porque a água do tanque têm pequena turvação e a água da fonte têm uma elevda turvação.

Anónimo disse...

Rafaela e Ana Dias, 10ºB:

Situação 1:
Não mudou de cor porque a água recolhida tem baixa concentração de cloretos.


Situação 2:
Os quatro parâmetros são: a temperatura, a alcalinidade, a cor e condutividade.


Pergunta 2.1:
A dureza aproximada da água de abastecimento da chamusca é 25 mg/l CaCO3 a condutividade é 175mS/cm a 20ºC.

Situação 3:
A concentração de oxigénio dissolvido são muito diferentes porque o grau de poluição do tanque é menor que a poluição da fonte. Quanto ao teor em cloretos é diferente pois os cloretos estão em todas as águas em concentrações variavéis

Digam lá outra vez...

Aventuras no Lab5

Química e Ambiente

Uma nova forma de ensinar Química e descobrir o Ambiente.
A ciência Química e as Tecnologias do Ambiente.

Imagens verdes - "cidadeverde.com"