Aki passaram...

24/11/09

Em grupos de dois alunos responda às seguintes questões durante a aula. Consulte os sites referidos na mensagem anterior.

1. Quatro directivas europeias originaram outros tantos DL em que se centra a legislação actual sobre qualidade do ar. Identifique essas directivas e esses DL.

2. Efeitos dos poluentes.
2.1. Indique dois efeitos provocados por PM10 na saúde humana.
2.2. Indique dois efeitos provocados pelo ozono na saúde humana.
2.3. Indique outros dois efeitos no ambiente, provocados por PM10.
2.4. E pelo ozono?


3. Estudos realizados na última década demonstram que as emissões de origem natural têm um contributo não desprezável nos níveis de partículas registados, podendo constituir uma parte significativa dos níveis medidos na Europa, mesmo em áreas urbanas.
3.1. Quais são os principais constituintes das partículas secundárias na atmosfera?
3.2. Indique 3 fontes de partículas primárias.

4. Compare a forma (gama de classificações) de avaliação das PM10 e ozono nos 2 métodos referidos.

5. Indique os conselhos de saúde dados à população quando o IQar é "FRACO".

6. Indique os 5 índices determinados e considerados no método utilizado pela FCT da Universidade Nova de Lisboa.

7. Quantas são as "zonas" do país em que é medida diariamente a qualidade do ar?
7.1. Quantos poluentes diferentes são já medidos em Portugal?
7.2. Quais são?
7.3. Quantos e quais são medidos na Estação de Lisboa-Beato?
7.4. Quantos e quais são medidos na Estação da Chamusca?

8. Pesquise no "histórico" e indique para 3 poluentes, um mês de cada ano de 2006 a 2009 em que tenha ocorrido uma qualquer excedência.

9. Indique 4 factores que interfiram na dispersão de um poluente na atmosfera.

10. Refira a qualidade do ar no distrito de Santarém durante a aula que decorre.

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