Aki passaram...

11/06/17

Amianto na Escola da Chamusca - 2015/2016

Até janeiro de 2015, segundo informação credível (Observador), o governo tinha retirado todas as placas de fibrocimento deterioradas das escolas do 2.º e 3.º ciclo do básico e também do ensino secundário que poderiam causar perigo à saúde pública.
Todavia, as escolas que presumivelmente poderiam ter amianto eram 813. E referia-se que amostras de ar recolhidas em 20 escolas não evidenciavam problemas de qualidade (associada a eventual libertação de amianto), ao contrário, por exemplo, do que indicava um estudo da DECO que apontava esse problema em 23 escolas.

No início de 2016 a situação mantinha-se, mas o novo ministro da educação comunicava que seria feita uma revisão da lista de edifícios pois queria "sinalizar os casos em que já foi parcialmente removido e sinalizar os que padecem de intervenções urgentes e priorizar" para depois começar a actuar: "Iremos avançar com um número de intervenções a cada ano, de acordo com a lista de prioridades".

De seguida a Quercus, afirmou que os governos "vão respondendo apenas em situações de emergência e não é isto que é o mais adequado para o amianto". Clarificou que o mais indicado é confirmar a existência e identificar em que materiais se encontram (e não apenas nas coberturas), avançar com soluções mediante o risco e monitorizar o material, continuamente, até à sua remoção, nada que já estivesse a ser feito!

O assunto assumiu tal importância que o jornal Público criou um dossiê especial sobre o tema Amianto.


coberturas de fibrocimento na nossa escola

E que se passava na Chamusca? Não me recordava de ter sido prestada alguma informação à comunidade escolar (obrigação da lei nº2/2011 de 9 de fevereiro - art. 7º) e, à primeira vista, parecia (e parece) que as telhas de fibrocimento não estariam em bom estado em vários locais da escola.


Sem comentários:

Digam lá outra vez...

Aventuras no Lab5

Química e Ambiente

Uma nova forma de ensinar Química e descobrir o Ambiente.
A ciência Química e as Tecnologias do Ambiente.

Imagens verdes - "cidadeverde.com"