Aki passaram...

13/06/17

Indiferença e inação



Face à notícia da revisão da lista de edifícios e melhor atuação sobre o problema do amianto, tinha todo o sentido esclarecer e obter informações sobre a situação da escola da Chamusca. Até porque nos últimos anos, infelizmente e por coincidência ou não,  vários foram os trabalhadores e alunos com problemas graves de saúde.

Por consulta ao site da Direção-Geral de Saúde encontrou-se um eficaz enquadramento do amianto, como questão importante de saúde pública, com esclarecimentos essenciais para perceber quão afastada estava a escola da dimensão deste problema.

A nove de março de 2016 em sede de reunião do departamento de matemática e ciências experimentais, foi referido que são feitas vistorias anuais pelas entidades competentes e que já foram efetuadas exposições superiormente, mas que não obtiveram resposta.
Ora, considerando que tinham passado 5 anos desde a identificação do problema, parece pouco, muito pouco  - de interesse, de informação à comunidade e de ação sobre o problema.
Se dúvidas houvesse sobre esta minha interpretação, a certeza surgiu pela  ausência de resposta a requerimento dirigido a 02.05.2016 ao senhor diretor do agrupamento

Mesmo por encaminhamento para reunião do conselho geral, não se recebeu qualquer resposta.
O assunto de interesse público, terá de ser, cada vez mais, definitivamente esclarecido.
Não parece que tenha sido cumprido o dever de informação aos trabalhadores que estão  ou podem estar expostos a poeiras do amianto ou de materiais que o contenham (DL nº 266/2007 de 24 de julho e Lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro), nem vários pontos e princípios do Código de Procedimento Administrativo  (DL nº4/2015 de 7 de janeiro)  já para não falar nas responsabilidades associadas às questões ambientais e de saúde pública.
Tal como referi em outra reunião de departamento "Recentro a vossa atenção para o que é realmente essencial e afeta toda a comunidade escolar e as sãs vivências, a carecer (essas sim) de um verdadeiro plano de ação e de melhoria. Reitero a preocupação pelas questões da saúde pública nesta escola (entre as quais a presumível presença de amianto)"

Uma escola não faz escola quando negligencia e silencia a saúde da sua comunidade!

Sem comentários:

Digam lá outra vez...

Aventuras no Lab5

Química e Ambiente

Uma nova forma de ensinar Química e descobrir o Ambiente.
A ciência Química e as Tecnologias do Ambiente.

Imagens verdes - "cidadeverde.com"